Leitura Infantil: Indicações e como estimular

Postado por Livraira Eldorado 27/08/2019 0 Comentários Blog,

Leitura Infantil: Indicações e como estimular

 

Que a leitura é de extrema importância na vida de uma criança vocês já sabem, a leitura introduz a criança ao aprendizado e a formação de personalidade e caráter, além de dar capacidade para formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Quando as crianças aprendem a ler, elas repetem tudo que está escrito em todos os lugares, porém, até chegar ao processo para o desenvolvimento do hábito da leitura na educação infantil é necessário um pouco de esforço. O gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde cedo, mesmo antes do processo de alfabetização, quando pensamos em inserir os pequenos no universo da literatura infantil desde os primeiros dias de vida, muitos pais e mães têm dúvidas sobre quais os livros para bebês mais indicados. A primeira coisa que é importante entender é que os livros não têm idade. Embora alguns formatos tenham mais efeito em algumas fases do desenvolvimento infantil, e para que este momento seja realmente rico e repleto de trocas e aprendizados, uma boa mediação é tão fundamental, quanto o livro escolhido. Muita gente acha que no caso dos bebês, por ainda estarem em processo de desenvolvimento da visão não precisam ainda da leitura, mas quem pensa assim se engana, pois é uma ótima inserção da vida a leitura. Livros com contrastes são ótimas pedidas, pois atraem a atenção dos pequenos. Bem como os livros de pano (que ainda servem para que o seu bebê possa dar umas mordiscadas de estimulo a dentição), livros de banho e interativos como os de sons, são perfeitos para os leitores de berço. É imprescindível que o adulto responsável compreenda que mesmo que a criança ainda seja muito novinha, ela absorve muito na leitura compartilhada, principalmente todo o amor e o carinho que são dados a ela neste momento.

Conforme os pequenos vão crescendo, a literatura infantil passa a cumprir ainda mais papéis para a colaboração com o processo da alfabetização, auxiliando no momento de abordar assuntos complexos e de entender as emoções. Neste período tão importante na vida dos pequenos, a leitura infantil pode ser inserida no dia a dia da criança, como uma rotina de leitura juntos. Além disso, quanto mais velhos vão ficando, mais eles vão definir continuamente suas preferências, o que também vale para o gosto pela literatura.  Então, uma boa dica é estar sempre por dentro das preferências da criança para estimular seu gosto pelos livros. Além disso, com a tecnologia cada vez mais inserida no cotidiano das crianças, outro recurso que entra em cena são os livros online, possibilitando até mesmo uma leitura mais interativa e divertida, com animações, vídeos e outras ilustrações.

 

Incentivando a leitura infantil pelas fases do seu pequeno:

 

Na gestação:

  • Respire e faça silêncio.
  • Comunique-se com afeto.
  • A repetição de palavras enquanto fala com o bebê é superimportante.

 

De 0 a 3 anos:

  •  Faça diferentes entonações de voz, imite os barulhos dos bichinhos ou objetos da leitura.
  •  Faça mímicas, gesticule e use o corpo todo para contar a história.
  •  Quando as crianças forem ler, deixe que observe as imagens, aponte as ilustrações com o dedo, aponte os personagens e objetos, falando seus nomes, reproduzindo seus sons.

 

De 3 a 6 anos:

  • Façam visitas à biblioteca.
  • Explore as imagens dos livros.
  • Contem histórias antes de dormir.
  • Peça para que o pequeno reconte a história, estimulando sua imaginação.

 

De 6 a 8 anos:

  • Encoraje a criança a ler e interpretar os livros também.
  • Ainda que o pequeno já saiba ler, a mediação ainda é fundamental para um momento de leitura mais rico.
  • Aproveite as temáticas das histórias para conversar com seu filho sobre os temas abordados.
  • Montem um cantinho da leitura.

 

De 9 a 10 anos:

  • Tenham uma rotina de leitura entre você e seu filho, aproveite o momento para conversar com ele sobre o cotidiano escolar e sentimentos.
  • Deixe que seu pequeno leia para você.
  • Se inteire dos gostos e preferências da criança.

 

Demonstre interesse pela leitura

O exemplo vem de casa sempre, e a imagem e gostos dos pais estimulam o interesse da criança. Se o professor e os pais têm o hábito de ler, é provável que ela desenvolva o gosto pela leitura e é mais que fundamental ler para os pequenos. Dessa forma, a criança entra no universo da história, se envolve e se encanta com ela. Consequentemente, ela também será uma leitora quando crescer. Para isso, além de ler, é importante conversar sobre a história: pergunte o que ela entendeu, quem gostaria de ser na história, se faria um final diferente e assim por diante. Essa troca afetiva favorece o envolvimento com a leitura, além de incentivar a imaginação.

 

Benefícios de ler um livro infantil

O poema ou livro infantil é benéfico para várias fases da vida de uma criança, veja abaixo alguns desses benefícios:

 

1. Estimula a imaginação

2. Desenvolvimento da linguagem.

3. Exercitam a memória.

4. Melhoram a compreensão oral.

5. Trabalham a criatividade.

6. Ativam a criatividade.

7. Transmitem valores.

8. Podem ser ferramentas para trabalhar a coordenação psicomotora da criança

 

Poetas que toda criança deveria ler

 

Carlos Drummond de Andrade

Cecília Meireles

Fernando Pessoa

Ferreira Gullar

Manuel Bandeira

Mário Quintana

Roseane Murray

Vinícius de Moraes

 

Siga-nos nas redes sociais para mais dicas de leitura em tempo real.

Se você gosta de curiosidades e dicas de livros, dá uma olhada no nosso blog, se você é leitor vai amar nossos artigos!

Etiquetas: livros infantil

Deixe um comentário