Resenha: Quem tem medo do feminismo negro?

Postado por Livraira Eldorado 20/03/2019 0 Comentários

Quem tem medo do feminismo negro? da filósofa e feminista Djamira Ribeiro é um livro que traz reflexões profundas sobre o feminismo negro e questões raciais. A leitura é fluida e traz um pouco da trajetória da autora, o que nos faz entrar cada vez mais dentro do livro.

 

O livro começa a partir da história pessoal da autora que mostra de forma clara e sem floreios como o racismo é cruel no Brasil. Entre os temas discutidos está o ataque as celebridades negras, a intolerância religiosa de matriz africana e a política de cotas raciais. A maioria dos textos do livro foram extraídos de uma seleção de textos publicados pela autora na sua coluna do Carta Capital.

 

Confira algumas citações do livro “Quem tem medo do feminismo negro?”:


 

“Como negra, não quero mais ser objeto de estudo, e sim o sujeito da pesquisa.”

 

“A invisibilidade da mulher negra dentro da pauta feminista faz com que ela não tenha seus problemas nem ao menos nomeados. E não se pensa em saídas emancipatórias para problemas que nem sequer foram ditos.”

 

“Ao perder o medo do feminismo negro, as pessoas privilegiadas perceberão que nossa luta é essencial e urgente, pois enquanto nós, mulheres negras, seguirmos sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.”

 

Compre o livro no link: https://bit.ly/2mUH085

Deixe um comentário